Proteínas e aminoácidos, suas funções, propriedades e onde os podemos encontrar. Descrição das proteínas dos alimentos e dos benefícios de cada uma, informando quais as consequências do excesso ou défice de determinada proteína ou aminoácido.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O que é a Lisina e onde encontrar

A Lisina é um aminoácido essencial, ou seja, o seu corpo não pode sintetizá-la e você precisa obtê-la em sua dieta. Como outros aminoácidos, a lisina é utilizada na fabricação de proteínas e é vital para o crescimento e manutenção dos músculos e órgãos. Além disso, o aminoácido desempenha um papel importante na absorção de cálcio e formação de colágeno. Conheça as principais fontes de lisina.
CARNE
A carne é uma excelente fonte de todos os aminoácidos essenciais, incluindo Lisina, além de ser uma fonte de carnitina, um derivado de lisina. Incluir carne em sua dieta irá ajudá-lo a obter as vitaminas e minerais necessários à sua formação. Para limitar a ingestão de gordura saturada, escolha cortes magros e evite frituras. Cozinhar, grelhar e assar são alternativas mais saudáveis.
LEITE
O leite e seus derivados são outras boas fontes de lisina. Assim como a carne, o leite contém todos os aminoácidos essenciais, além de ser uma ótima fonte de cálcio e riboflavina. O cálcio ajuda a construir ossos fortes, enquanto a riboflavina é importante para transformar os alimentos em energia. Procure escolher sempre alimentos com baixo teor calórico.
PRODUTOS DE SOJA
Produtos de soja são ótimos para vegetarianos, pois é bem difícil encontrar quantidades significativas de lisina em grãos e vegetais. Porém, existem alimentos de soja que contêm boas quantidades do nutriente. Alguns exemplos são o leite de soja, a farinha de soja e tofu. Estes produtos são normalmente fortificados com cálcio, que é benéfico para os que não consomem laticínios.
Índice dos artigos relativos a Proteínas e Aminoácidos