Proteínas e aminoácidos, suas funções, propriedades e onde os podemos encontrar. Descrição das proteínas dos alimentos e dos benefícios de cada uma, informando quais as consequências do excesso ou défice de determinada proteína ou aminoácido.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Função das proteínas

As funções biológicas atribuídas às proteínas são variadas e importantes. Atuam como:
  • Enzimas: São proteínas altamente especializadas com atividade catalítica; praticamente todas as reações químicas celulares onde participam biomoléculas orgânicas são catalisadas por enzimas.
    Existem milhares de enzimas, cada uma capaz de catalisar um tipo de reação química diferente.
  • Proteínas transportadoras: São proteínas que se ligam a íons ou a moléculas específicas, as quais são transportadas de um órgão para outro.
    Transportam hormônios, v itaminas, metais, drogas e oxigênio (hemoglobina); solubilizam os lipídios (apoproteínas). Muitas proteínas estão presentes nas membranas plasmáticas e nas membranas intracelulares de todos os organismos; elas transportam, por exemplo, a glicose, aminoácidos e outras substâncias através dessas membranas.
  • Proteínas de armazenamento: Atuam no a rmazenamento de certas substâncias, ex.: ferritina, que armazena átomos de ferro.
  • Proteínas contráteis ou de motilidade: Proteínas que modificam sua forma ou contraem-se, ex.: actina e miosina.
  • Proteínas estruturais: São proteínas que servem como filamentos de suporte, cabos ou lâminas para fornecer proteção ou resistência à estruturas biológicas, ex.: queratinas, colágeno e elastina.
  • Proteínas de defesa: Um grande número de proteínas defendem o organismo contra a invasão de outras espécies ou o protege nos ferimentos. As imunoglobulinas ou anticorpos – proteínas especializadas sintetizadas pelos linfócitos – podem reconhecer e precipitar, ou neutralizar, invasores como bactérias, vírus ou proteínas estranhas oriundas de outras espécies. O fibrinogênio e a trombina são proteínas que participam da coagulação sangüínea que previnem a perda de sangue quando o sistema vascular é lesado. Algumas destas proteínas, incluindo o fibrinogênio e a trombina, também são enzimas.
  • Proteínas reguladoras: Várias proteínas atuam na regulação da atividade celular ou fisiológica, ex.: hormônios e proteína G.
  • Outras proteínas: Existem numerosas proteínas com funções ditas exóticas ou de difícil classificação.
São milhares as funções das proteínas. Além das resumidas acima citam-se algumas de grande importância clínica: manutenção da distribuição de água entre o compartimento intersticial e o sistema vascular do organismo; participação da homeostase e coagulação sangüínea; nutrição de tecidos; formam tampões para a manutenção do pH.
Índice dos artigos relativos a Proteínas e Aminoácidos