Proteínas e aminoácidos, suas funções, propriedades e onde os podemos encontrar. Descrição das proteínas dos alimentos e dos benefícios de cada uma, informando quais as consequências do excesso ou défice de determinada proteína ou aminoácido.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fenilalanina, Aminoácido

A fenilalanina é um aminoácido de estrutura aromática, pertencente ao grupo dos nutricionalmente essenciais, portanto, não produzidos pelo organismo humano, devendo ser supridos pela alimentação. A maior parte da fenilalanina recebida destina-se aos processos de síntese de proteínas e produção de substâncias diversas, incluindo melanina e neurotransmissores. Certa porção alcança rotas de produção de energia, através do metabolismo intermediário.
O catabolismo da fenilalanina se inicia pela hidroxilação de sua molécula, numa complexa reação catalizada pela enzima fenilalanina-hidroxilase, com a participação de um cofator específico, a tetrahidrobiopterina. A hidroxilação da fenilalanina resulta no aminoácido tirosina, que continua a cadeia catabólica.
Índice dos artigos relativos a Proteínas e Aminoácidos